#1 Tipos de buracos negros
- felipeaugustojapa
- 30 de set. de 2015
- 1 min de leitura
Buracos Negros Estelares: São originados a partir de estrelas de alta massa (maior do que cerca de 10 vezes a massa do Sol), que, após passarem pelo estágio evolutivo da sequência principal e esgotarem seu combustível para fusão nuclear, passam pelo estágio de gigantes e supergigantes e depois explodem como supernovas.
A explosão em supernovas ocorre após alguns milhares de anos, e, caso o "caroço" restante após a estrela ter ejetado as suas camadas externas tiver uma massa maior do que 3 massas solares (valor estimado como limite para estrelas de nêutrons colapsarem, ainda não comprovado), ele se tornará um Buraco Negro (BN) estelar.
Buracos Negros Supermassivos: Encontrados no centro de galáxias, têm massas que variam de milhões a bilhões de massas solares.
Os BNs supermassivos podem ter sido originados do colapso gravitacional de imensas nuvens de gás ou de aglomerados de milhões de estrelas no centro das galáxias, que se formaram quando o universo era mais jovem e bem mais denso. Estimativas atuais, obtidas de observações de Quasares, indicam que os primeiros BNs supermassivos se formaram quando o Universo tinha menos do que 1 bilhão de anos de idade (a idade atual do Universo é de cerca de 13,7 bilhões de anos).
A acreção de matéria ao BN supermassivo no centro das galáxias produz fenômenos de "feedback", como por exemplo emissão de radiação e jatos relativísticos a partir do disco de acreção
Comments