top of page
Posts Recentes

Teoria dos Táquions

  • felipeaugustojapa
  • 1 de out. de 2015
  • 2 min de leitura


Táquions impossíveis? As partículas hipotéticas mais rápidas que a luz (FTL: “faster than light“), os táquions, podem ser, na verdade, impossíveis, de acordo com dois físicos matemáticos. Se estiverem corretos, sua nova teoria também implicará que o tempo, aparentemente uma das facetas mais fundamentais da natureza, não é mais que uma miragem.


A barreira imposta pela velocidade da luz: a medida que o objeto aumenta sua velocidade sua massa também aumenta exigindo mais energia para acelerá-lo.

Embora ordinariamente se acredite que a Teoria da Relatividade Especial de Einstein estabeleça que nada, nenhum objeto ou radiação, possa ir mais rápido que a luz, isto não é uma verdade absoluta. A relatividade restrita, de fato, proíbe que um objeto de matéria comum (com massa) alcance a velocidade da luz, pois para que tal possa ser atingido uma energia infinita deve ser aplicada ao objeto.

Mas a teoria não descarta um universo de partículas que só podem viajar mais rápido que a luz. Chamadas “táquions” pelos físicos da década de 1960, estes bólidos subatômicos agiriam de forma diametralmente oposta à matéria comum: estes necessitariam uma quantidade infinita de energia para frear de suas velocidades ultra-rápidas para a lenta velocidade da luz.

Os táquions surgiram como possibilidades ou soluções matemáticas de várias teorias físicas especulativas, tais como algumas versões da teoria das cordas. Os físicos têm procurado pelas evidências (assinaturas) dessas partículas teóricas. Se os táquions estivessem entre as partículas de alta-energia que impactam na Terra procedentes do espaço, os táquions produziriam um sinal similar ao dos raios cósmicos, mas com uma diferença crucial: alcançariam os detectores terrestres bem antes das partículas secundárias que estes criariam na atmosfera terrestre, ou seja, os táquions chegariam antes.

Até hoje os táquions jamais foram detectados e agora James Wheeler e Joseph Spencer da Universidade Estadual de Utah, EUA, julgam ter descoberto a razão disso.

 
 
 

Comments


Trabalho do Curso de Operador de Computador.

 

O trabalho no Curso de Operador de Computador consistia em criar um blog. Este blog foi elaborado com o intúito de formar novos nerds, para essa cultura expandir e  crescer.

Envie perguntas, teorias, coisas nerds.

 GAME OVER

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

© 2015 por Felipe Augusto Kazuyoshi Kita Morikawa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page